Notícias da Diocese › 28/01/2021

Seminarista Bruno Lima inicia etapa de Síntese Vocacional (Estágio Pastoral) na Paróquia N. Sra. do Rosário em Remanso

Nesta quarta-feira (27), o Seminarista Bruno Lima, após ter concluído as etapas do Discipulado (estudos filosóficos) e da Configuração (estudos teológicos), foi enviado para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Remanso-Ba, para realizar a última etapa da formação inicial, a Síntese Vocacional (estágio pastoral), em vista das Ordens Sagradas.

Numa reunião com a presença de nosso Bispo Dom Beto e do Pe. Aluísio – responsável em acompanhar o jovem seminarista nessa etapa – foram vistas as devidas orientações e aquilo que se espera do candidato nesse período formativo. Os documentos que iluminaram esse encontro fraterno foram “O Dom da Vocação Presbiteral” e as “Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

A Síntese Vocacional é o momento oportuno para a inserção na vida Pastoral, com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde o candidato ao presbiterado é convidado a ser sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano.

O Bispo ressaltou a importância de se manter viva as convicções assimiladas no período do Seminário. Buscando manter o espírito orante, renovando diariamente o chamado de Jesus, para não se tornar um funcionário do Sagrado.

O Pe. Aluísio também frisou a alegria de acolher o jovem seminarista, de acompanhá-lo nesse processo muito importante e decisivo em seu itinerário vocacional.

Para Bruno Lima esse será o “momento de realizar toda a síntese vocacional-pessoal da caminhada realizada nesses últimos anos formativos imitando a Jesus servidor, com o coração impulsionado pelo ardor missionário, em preparação às ordens sacras”, disse.

Rezemos pelas vocações sacerdotais em nossa Diocese, e, neste tempo particular, pelo Seminarista Bruno e todos os outros seminaristas da nossa Igreja local, para que sejam fiéis ao chamado de Deus e ao serviço do seu povo. “Enviai, Senhor, operários para a vossa messe. Porque a messe é grande, e poucos os operários”.