Notícias da Diocese › 20/03/2023

Após visita, Dom Beto Breis publica nota em defesa de comunidades atingidas por mineradoras, no interior de Sento Sé

Após visita realizada no último sábado (18), a comunidades atingidas por uma empresa de mineração no interior de Sento Sé, o Bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, publicou uma nota em defesa dos moradores.

Na nota, Dom Beto disse que foi às comunidades a fim de “escutar os gritos e as reivindicações dos que sofrem com os efeitos e impactos da presença da Empresa Tombador Iron Mineração Ltda. E com os temores do que poderá surgir ainda mais. Tal Empresa desde 2021 atua na extração e produção de granulado e finos de hematita (minério de ferro) de alto teor (67% Fe) numa pequena serra (Serra da Bicuda) distante 22 quilômetros da sede do município. Se São José sentiu-se impelido pelos sonhos que lhe indicavam as pro-vocações de Deus, são aqui os ‘pesadelos’ enfrentados por tantas famílias de 12 comunidades que nos interpelam e desafiam”.

Na visita, Dom Beto estava acompanho “por quem já apoia a luta e a resistências desses moradores: membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT), pesquisadores/ professores da Fiocruz e da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Padre Claudimiro (vigário da Paróquia) e o seminarista Danilo”.

Segundo o bispo, “Importa ecoar seus gritos e lamúrias, pois não faltam os que lhe são indiferentes ou impõe ameaças de retaliações porque não permanecem calados e isolados. Fica evidente que as chagas profundas e extensas abertas por ocasião da construção da Barragem de Sobradinho permanecem dolorosas e são reabertas com força diante de outros empreendimentos em nome do ‘Desenvolvimento’ que exclui o respeito com a vida humana e o cuidado com a Criação”.

Confira o documento na íntegra em PDF clicando AQUI.