Notícias da Diocese › 01/03/2021

Bispo da Diocese de Juazeiro lança 8ª Nota Pastoral em Tempos de Pandemia e do avanço da Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (01), nosso bispo diocesano Dom Beto Breis publicou a 8ª Nota Pastoral em tempos de Pandemia e do avanço da Covid 19. No documento Dom Beto dispõe sobre a reabertura das celebrações com presença de fiéis seguindo as novas determinações do Governo da Bahia. Confira o texto na íntegra abaixo e a versão original do documento AQUI.

OITAVA NOTA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO DE JUAZEIRO EM TEMPOS DE PANDEMIA E DO AVANÇO DA COVID 19

Juazeiro, 01 de março de 2021.

Caros irmãos no sacerdócio, diácono, religiosas/os e fiéis leigos/as de nossa Igreja Particular de Juazeiro

Paz e Bem!

“Senhor, livra-nos do vírus do desânimo, que nos retira a fortaleza de alma com que melhor se enfrentam as horas difíceis” (Cardeal José Tolentino)

Como temos recordado insistentemente, há um ano vivenciamos o tempo do imprevisível, do improviso. Se isso nos desconcerta e deixa inquietos, por outro lado pode ser um convite para, à luz da liturgia deste último Domingo, desvendarmos os “isaques” que precisamos estar dispostos a sacrificar em vista de firmamos nossos corações naquela esperança “que não decepciona” (Rm 5,5). Em consonância com o decreto 2024 do Governador da Bahia, de 21 de fevereiro último, suspendemos as celebrações em toda a nossa Diocese de Juazeiro, “enquanto o decreto governamental estiver em vigor” (cf. nosso Decreto de 23 de fevereiro de 2021).

Considerando novo decreto do Governador Rui Costa, ao prescrever no seu artigo 5º, que

“Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%”,

e ouvindo nesta manhã o parecer do membros do Conselho Presbiteral desta Igreja Particular decidimos, pois, retomar as celebrações presenciais observando todos os cuidados necessários, incluindo a obrigatoriedade irrenunciável da máscara para todos, indistintamente, e a atenção à capacidade máxima estabelecida. Considerando ainda as possibilidades oferecidas pelo nosso clima e a inegável segurança maior que oferece o ambiente externo, fiéis poderão participar das celebrações também nas praças e ou pátios defronte a nossas igrejas e capelas, sempre assegurando o distanciamento social e as demais exigências de cuidado e prevenção.

Que o Senhor com seu Espírito nos conduza neste itinerário Quaresmal rumo à Pascoa e inspire-nos sempre ao diálogo, à solidariedade ao cuidado com o outro nestes tempos interpeladores que enfrentamos.

+ Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira, ofm