Notícias da Diocese › 21/12/2021

Irmã Elita: 40 anos semeando Fraternidade e Esperança no chão do sertão sanfranciscano

Nesta segunda-feira (20), às 18h, uma Santa Missa celebrada na Catedral Santuário N. Sra. das Grotas marcou um momento especial de despedida da Irmã Elita Maria Jonck, da Fraternidade Esperança, após quase 40 anos* de serviço em nossa Diocese de Juazeiro. Irmã Elita partirá nesta quarta-feira (22) para seu estado de origem, Santa Catarina, onde assumirá a coordenação de sua família religiosa, na cidade de Florianópolis.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso Bispo Dom Beto Breis, que destacou em sua homilia a presença discreta e servidora desta religiosa, atuante na vida da nossa Diocese em mais de metade de sua história sessentenária.

Irmã Elita nos últimos anos assumia juntamente com Pe. José Erimatéia e Maria do Carmo Rodrigues, a Coordenação de Pastoral da Diocese, colaborando também com o setor de Subisídios do Regional NE3 (elaborando as Novenas de Natal, os Círculos Bíblicos do Mês da Bíblia e os Livretos de Encontros da Campanha da Fraternidade).

Mas sua atuação em nossas terras foi muito mais além. Faremos aqui um breve histórico do trabalho desenvolvido por esta religiosa catarinense, mas nordestina de coração e pelo amor à missão:

Irmã Elita – nascida em 08 de abril de 1948, em Santa Catarina, e entrando na vida religiosa em 1968 – chegou em nossa Diocese em 1980. Iniciou seus trabalhos missionários em Sobradinho, através do Projeto Igrejas-Irmãs (um intercâmbio entre as Dioceses de Santa Catarina e Bahia). Era uma época de grande escassez e desafios, pois estava sendo construída a Barragem.

Em 1982 passou a residir no Bairro Quidé, em Juazeiro, trabalhando junto às pessoas do bairro e nas comunidades do Vale do Salitre, também assumindo trabalhos a nível de Diocese, como escolas bíblicas e ajudando na coordenação da Catequese.

Em 1991 chega em Santana do Sobrado, junto com Irmã Helena, trazendo grande esperança e ardor para a missão junto à comunidade, sendo durante vários anos formadora de jovens que desejassem ingressar na vida religiosa.

Em 1998 é eleita Coordenadora Geral da Fraternidade Esperança, seu instituto religioso, e passa a morar em São José /SC, sendo reeleita em 2001, permanecendo nessa missão até 2004. Nessa época participou da Escola de Formação e fez Pós-Graduação em Formação de Educadores.

Em agosto de 2004 retorna para nossa Diocese, onde volta a atuar em Santana do Sobrado, reassumindo a missão junto às comunidades, nas pastorais e dando a sua contribuição na Formação para vida religiosa.

A partir de 2013 veio para Juazeiro, onde residiu até este ano de 2021 no Bairro Novo Encontro, junto à Comunidade São Pedro, Paróquia N. Sra. das Grotas (Catedral-Santuário).

Neste tempo, Irmã Elita dedicou-se ainda mais intensamente à nossa Diocese, trabalhando na Coordenação de Pastoral, na Cúria Diocesana, apoiando a coordenação de catequese e dando diversas assessorias (especialmente sobre a Bíblia) nas Paróquias, comunidades, grupos e pastorais da nossa Igreja Local. Em Juazeiro, Irmã Elita celebrou seus 50 anos de vida religiosa.

Também neste tempo foi chamada pelo Regional NE3 da CNBB para ajudar na elaboração de subsídios pastorais (Campanha da Fraternidade, Mês da Bíblia e Novena de Natal) que utilizamos todos os anos para animar nossa caminhada.

Somos gratos a Deus pela presença discreta, servidora e missionária desta Irmã que difundiu a Fraternidade e a Esperança nessas margens baianas do Velho Chico. Obrigado irmã Elita, por estes 40 anos de missão no chão do nosso sertão sanfranciscano!

__________

*Irmã Elita chegou em 1980 à nossa Diocese. Aqui ficou até 1998, quando assumiu a coordenação de sua família religiosa (a Fraternidade Esperança). Mas retornou à nossas terras em 2004, permanecendo até o final de 2021. No total são 35 anos de atuação presencial em nossa Diocese. Mas se contarmos de 1980 até 2021 são mais de 40 anos.

Texto e Fotos: Pascom Diocesana