Notícias da Diocese › 09/02/2018

Escola Missionária Realiza Mês Intensivo de Formação para Leigos em Carnaíba

Encerrou-se no último domingo (03) no Centro de Treinamento de Líderes em Carnaíba do Sertão o mês intensivo de formação da Escola de Formação Missionária de Juazeiro (EFMJ). Estiveram presentes mais de 30 alunos/as procedentes das seguintes dioceses: Juazeiro/BA, Ruy Barbosa/BA, Picos/PI, Petrolina/PE, Bonfim/BA e Crateús/CE.

A EFMJ foi fundada no ano de 1989 a partir da constatação que havia um número significativo de leigos e leigas, exercendo responsabilidades importantes na vida da Igreja em povoados e cidades do interior sem terem recebido nenhuma preparação mais sistemática. Alguns bispos sentiram a necessidade de se criar uma formação contínua com começo, meio e fim. Entre eles estavam Dom Mathias Schmidt, bispo de Ruy Barbosa e Dom José Rodrigues, bispo de Juazeiro Bahia.

O teólogo padre José Comblin sensível a essa necessidade organizou uma proposta de formação. Um curso com duração de 4 anos: uma jornada intensiva de 30 dias a cada ano, para a qual os alunos e alunas deixam a família, o trabalho, a comunidade em que vivem e atuam e convivem durante todo um mês. Durante o restante do ano, fazem estudo dirigido à distância de Doutrina Cristã (dois anos) e Bíblia (dois anos).

O conjunto da formação (convivência, os serviços diários, a oração pessoal e comunitária e os estudos) contribui para desenvolvimento da personalidade missionária de cada formando/a.

O conteúdo teórico da EFMJ (Entrosamento, Espiritualidade, Curso básico para animadores das CEBs, Ação Missionária, Aconselhamento Cristão, Liturgia: celebrações Populares I e II, História da Igreja I e II, Dinâmica de Grupo: organização e planejamento, integração grupal e comunicação, Realidade Social e Política Brasileira, Realidade Nordestina e Retiro) busca inculcar o espírito missionário na perspectiva de uma Igreja comunitária e na mística do serviço entre os empobrecidos, indo além das fronteiras eclesiais.

A EFMJ prepara hoje discípulos/as-missionários/as leigos/as dispostos/as a responder aos apelos do papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “Somos convidados a aceitar essa chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG n. 20).

Texto e fotos: Escola Missionária