Notícias da Diocese › 16/04/2018

Encontro Diocesano de Liturgia reúne representantes da a Diocese para formação sobre Celebração da Palavra

Aprendizado, vivências e celebração. Foi assim que representantes de toda a Diocese participaram do último Encontro Diocesano de Liturgia que aconteceu neste final de semana – de 13 a 15 de abril – no Centro de Treinamento de Líderes de Carnaíba, no interior de Juazeiro. O encontro tratou do tema “A Celebração da Palavra no dia do Senhor” e teve como assessor o Padre Gerson Bastos Filho da Diocese de Floresta/PE.

“O tema foi escolhido tendo em vista que, no Brasil, mais de 70% das comunidades católicas não tem como participar da Santa Missa, devido à falta de ministros ordenados (padres). Por isso é importante que as comunidades conheçam a Celebração da Palavra e saibam celebrar bem, para que elas também possam viver o Dia do Senhor e se fortalecer na fé”, explicou o Pe. José Erimatéia, coordenador diocesano e Liturgia e responsável pelo encontro.

O encontro começou na sexta-feira (13) e foi até o meio-dia do domingo (15), contando com uma programação vasta de palestras, debates em grupos, dinâmicas, vivências litúrgicas e celebrações. Segundo o Padre Gerson Bastos, assessor do encontro, não só as palestras, mas também as vivências nos ajudam a adentrar o mistério celebrado. “Em uma formação sobre liturgia não podemos ficar no ‘pode ou não pode’. É preciso compreender o sentido de cada gesto, de cada parte das nossas celebrações”, disse.

O encontro contou ainda com um momento de Leitura Orante da Palavra, onde os participantes puderam aprender, através desse método, a preparar uma partilha da Palavra ou homilia em suas comunidades. Satisfação pelo aprendizado e alegria pelas vivências partilhadas era a sensação estampada no rosto de cada animador de comunidade ao fim do encontro.

Que Deus abençoe as nossas comunidades e continue nos ajudando a corresponder à nossa vocação de discípulos-missionários de Jesus Cristo nos lugares onde estamos.

Texto e fotos: Mirrail Menezes – Pascom Diocesana