Pastoral da Mulher realiza curso de sensibilização a respeito da Prostituição
Com o objetivo de possibilitar um processo de sensibilização social a respeito da prostituição e suas interfaces, especialmente entre profissionais, pesquisadores e estudantes, a Rede Oblata Brasil lança o curso “Prostituição: mudanças, autoimagens, confrontações e violências” e convida a sociedade a conhecer melhor essa temática, bem como entender como a Rede atua junto às mulheres assistidas.
O curso acontecerá pela plataforma virtual Zoom, no período noturno, em 5 módulos, com profissionais da Rede Oblata Brasil e convidadas.
Há mais de 150 anos, a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, presente em 15 países ao redor do mundo, atua com mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade social, bem como no enfrentamento ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. Seus projetos de missão no Brasil compõem a Rede Oblata, formada por 4 unidades localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A instituição segue na luta pela superação do estigma e efetivação dos direitos humanos das mulheres, na perspectiva da redução de danos e crescimento humano.
Em nossa Diocese de Juazeiro este trabalho é levado a cabo pela Pastoral da Mulher, que integra a Rede Oblata.
Programação
21/09/2021 – 1º Módulo: Prostituição, Conjuntura e Imaginários Sociais
05/10/2021 – 2º Módulo: Prostituição e Feminismos
19/10/2021 – 3º Módulo: A indústria do sexo e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual
09/11/2021 – 4º Módulo: Prostituição e Saúde Mental
23/11/2021 – 5º Módulo: Prostituição e violência contra as mulheres
Contextualização
Falar em prostituição é também revelar a invisibilidade social e o estigma que naturaliza as violações de direitos humanos das mulheres. Com uma reflexão abrangente sobre o universo prostitucional, a Rede Oblata lançou, em 2020, o livro Prostituição: mudanças, autoimagens, confrontações e violência, que compreende a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, tais como a sociologia, antropologia e a educação popular.
Continue lendo em: https://www.oblatassr.org/curso-prostituicao-mudancas-autoimagens-confrontacoes-e-violencias-2021/
Texto e imagem: Pastoral da Mulher/Diocese de Juazeiro