Notícias da Diocese › 02/08/2020

Missa da unidade: Padres da Diocese de Juazeiro (BA) renovarão promessas sacerdotais nesta terça (04)

Em número reduzido e sem a presença dos fiéis, os padres da Diocese de Juazeiro estarão reunidos na tarde desta terça-feira (04), para a renovação de sua caminhada vocacional. É que nessa data em que se comemora o Dia do Padre será celebrada a Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos. A Eucaristia será presidida pelo bispo diocesano Dom Beto Breis e acontecerá na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas às 16h.

Nessa Missa, os padres relembram a instituição do sacerdócio na quinta-feira santa e renovam junto ao bispo a sua entrega a Deus, bem como as promessas sacerdotais. É também nessa Missa que são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e é consagrado o óleo do Crisma. Após a celebração eles são levados para as paróquias a fim de serem utilizados nos sacramentos do batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos durante o ano.

Em carta encaminhada aos padres e fiéis, o bispo Dom Beto enfatiza a importância da celebração, mesmo em tempo de Pandemia:

“Ao redor do bispo diocesano, sinal visível de comunhão, todo o presbitério e todas as paróquias devidamente representadas celebram a Eucaristia, fonte e ápice de toda a vida da Igreja. Neste ano, devido à Pandemia e ao necessário isolamento social, a celebração não pôde ser realizada na data prevista. Nestes tempos extra-ordinários temos aprendido, dentre tantas lições próprias de um período de crise e de intensidade espiritual, que o mais grave isolamento é o afetivo, aquele distanciamento que chega a atingir pessoas próximas fisicamente. Por vezes somos ilhas (isola) e não percebemos. É a unidade reflexo do Deus Comunhão – e não mera estratégia de ação – que buscamos e que constitui já parte indissociável do anúncio do Evangelho”.

A celebração será transmitida pelo Youtube e também pela Fanpage da Diocese de Juazeiro, sendo retransmitida simultaneamente em todas as páginas e perfis das paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, novas comunidades e associações de fiéis no Facebook, expressando a unidade real através de recursos virtuais e favorecendo um número maior de diocesanos na mesma sintonia em oração.