Diocese de Juazeiro

Notícias da Diocese › 16/01/2023

Diocese de Juazeiro cria Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

Em cumprimento de uma determinação do Papa Francisco a todas as Igrejas Particulares do mundo, a Diocese de Juazeiro, através do nosso Bispo Diocesano Dom Beto Breis, instituiu uma Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. A medida visa ampliar as ações de proteção a menores e pessoas vulneráveis no território diocesano e garantir um melhor acompanhamento de todos que desejarem denunciar casos de abusos possivelmente cometidos por pessoas em cargos de liderança eclesial.

A Comissão é composta por um sacerdote especialista em direito canônico, duas psicólogas (uma religiosa e uma leiga) e um casal de esposos atuantes nas pastorais da Igreja. Conheça os membros da Comissão:

  • Pe. Gilvan Régio Nunes – especialista em dirêito canônico
  • Ir. Janete Soares, CIC – religiosa e psicóloga
  • Clara Souza – psicóloga
  • Gesualdo Lopes e Uirany Lopes – casal atuante em pastorais da Igreja

Caberá à Comissão, assessorar na investigação de qualquer possível delito cometido por membro do clero ou religioso/a que esteja sob jurisdição da Diocese, acolher as vítimas e/ou seus familiares que queiram apresentar denúncias, dar ciência ao Bispo Diocesano sobre os casos ocorridos e o andamento dos processos, auxiliar no acompanhamento pastoral da vítima e do autor do abuso, adotar políticas de transparência, respeitando a privacidade e a reputação das pessoas envolvidas, e possibilitar o auxílio pastoral e psicológico dos mesmos.

Quem quiser fazer qualquer tipo de denúncia poderá utilizar o email: diocese@diocesedejuazeiro.org.br.

Por telefone, as denúncias podem ser feitas através do número (74) 3611-2244; neste contato falar exclusivamente com Isailda Lucas da Silva (leiga consagrada focolarina, secretária do bispado).

Os casos recebidos serão encaminhados para a supracitada Comissão, responsável por seu acompanhamento.

Quem quiser baixar na íntegra ao Decreto do nosso Bispo Dom Beto Breis, acesse: http://diocesedejuazeiro.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Comissão-Proteção-de-Menores.pdf

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.