Notícias da Diocese › 06/02/2019

Em coletiva com advogado da Santa Sé, Diocese mantém posição sobre Loteamento e divulga que reunião com a Alto Juazeiro acontece na tarde de hoje (06)

Em uma coletiva de imprensa que contou com a presença do advogado da representação da Santa Sé no Brasil, a Diocese de Juazeiro trouxe novos esclarecimentos sobre o processo que move judicialmente contra o empreendimento Alto Juazeiro. Durante a entrevista, realizada na manhã desta terça-feira (06) na Catedral N. Sra das Grotas, o Bispo diocesano, Dom Beto Breis, declarou que a empresa procurou a Diocese justamente na manhã de hoje, onde foi agendada uma reunião marcada para as 17h.

“Nós estamos abertos ao diálogo, mas ao mesmo tempo firmes em bem administrar um Patrimônio que há 300 anos foi doado à Igreja para servir à evangelização e ao bem do povo da cidade. Não podemos entregar isso de qualquer jeito, sobretudo perante as irregularidades que têm sido encontradas e ao descumprimento de acordos”, expressou o bispo Dom Beto Breis.

Presente na coletiva e vindo a Juazeiro justamente para avaliar o caso, o advogado da representação da Santa Sé no Brasil, Dr. Hugo Sariobbi Cysneros, ressaltou o apoio da Nunciatura Apostólica (embaixada do Papa e do Vaticano) à Diocese e disse que acompanha a situação de perto. Para ele, a negociação com a empresa pode ser considerada nula por erros que remontam ao início do processo.

Segundo Dom Beto, a preocupação da Diocese nesse caso é em bem administrar os recursos para a manutenção do serviço pastoral e social da Igreja na região, além da preocupação com a população que será atingida pelo empreendimento. “Muitos pensam que a Diocese é rica, o que não é verdade. Quando eu cheguei aqui, encontrei o caixa em vermelho”, disse o religioso.

“Uma administração responsável do Patrimônio da Diocese é importante não só para o hoje, mas também para o futuro da Diocese, para suas obras pastorais e sociais”, apontou ainda o bispo.

A assessoria jurídica da Diocese, representada pelos advogados Dr. Sebastião Leite e Dra. Karoline Medeiros, prestou ainda mais esclarecimentos sobre o processo jurídico que envolve a disputa entre a Entidade religiosa e o Alto Juazeiro. “O processo que questiona o registro do Loteamento está em fase de apelação em Salvador e aqui em Juazeiro já movemos novo processo pedindo o retorno do Patrimônio à Diocese na vara responsável”, disse Sebastião Leite.

Para o assessor jurídico da Diocese, a entidade está preocupada de forma particular com as pessoas que serão atingidas ou já compraram lotes no Loteamento. “Nós não queremos proibir ninguém de comprar lotes. O que queremos é deixar claro que, se uma empresa não cumpriu acordos e prazos feitos com a sua principal parceira, quem garante que ela irá cumprir a palavra com o consumidor final?”, ressaltou Sebastião Leite.

O advogado da Santa Sé, Dr. Hugo Cysneros, reforçou ainda que a Diocese não quer fazer barganha com a situação e que está aberta ao diálogo com a empresa SPE Alto Juazeiro, “contanto que as tratativas tomadas daqui por diante sejam levadas a cabo de forma diferente do que tem acontecido até então”, esclareceu.

Texto e fotos: Mirrail Menezes – Pascom diocesana