Notícias da Diocese › 23/05/2022

Conheça a 1ª Carta Pastoral do nosso Bispo Dom Beto Breis para este Ano Jubilar de Diamante

Ninguém ama o que não conhece. É com o desejo de que conheçamos melhor a nossa História de Igreja Nordestina, Juazeirense e Franciscana, que o nosso Bispo Dom Beto Breis escreveu a primeira Carta Pastoral para este Ano Jubilar de Diamante (60 anos da nossa Diocese). Nessa primeira carta, que será seguida por outras duas, Dom Beto fala da história quase tricentenária que precedeu a criação da nossa Diocese.

Na carta Dom Beto relembra dos  missionários franciscanos que aqui chegaram para evangelizar os índios, ainda em 1706; o achado da Virgem das Grotas; também os padres diocesanos que chegaram depois, assumindo  o desafio de animar a fé dos sertanejos e ribeirinhos, indo muitas vezes montados em lombos de jumentos ou cavalos, ao encontro de comunidades distantes, perdidas na caatinga, para as desobrigas (mutirões de batizados e casamentos); por fim, a carta faz memória da multidão de missionários/as leigos/as que assumia muitas vezes a caminhada das comunidades, quando a presença de padres e religiosos era ainda mais escassa.

Destaque especial para algumas figuras de missionários como os Padres Henrique José Cavalcante (+ 1895) e Manuel Felix de Moura (pároco na região de Curaçá entre 1905 a 1914), discípulos do Servo de Deus Pe. Ibiapina, hoje em processo de beatificação, que assumiram um novo estilo de missionariedade itinerante, tendo a caridade e a visita constante às comunidades, como marcas do seu trabalho.

Essa é a nossa história. Somos uma Igreja sessentenária nascida da entrega de vida de tantos missionários/as que nos precederam, lançando sementes de fé e caridade nessas terras do norte baiano. E nós somos hoje os frutos dessa bela árvore. “Olhar com gratidão o passado”, título da carta, é o convite feito pelo nosso Bispo diocesano para que celebremos os nossos 60 anos colhendo os ensinamentos deixados nessa história tão rica da qual hoje somos os protagonistas.

Acesse a carta na íntegra neste link: http://diocesedejuazeiro.org.br/wp-content/uploads/2022/05/CARTA-PASTORAL-2022-primeira-parte-FINALIZADA_compressed-2.pdf

Texto e arte: Pascom diocesana