Notícias da Diocese › 04/03/2020

Assembleia de Formação Diocesana 2020 reflete sobre desafios da evangelização no mundo urbano

Os desafios e as oportunidades da evangelização no mundo urbano foram tema de uma rica reflexão no último final de semana na Assembleia de Formação Diocesana 2020. O encontro foi realizado no Cento de Treinamento de Líderes – CTL de Carnaíba do Sertão, no interior de Juazeiro, com participação de padres, religiosas/os e lideranças leigas da nossa Diocese. A assembleia foi assessorada pelo Frei Mário Sérgio, OFM Cap, que focou a temática nos desafios atuais da Pastoral Urbana.

Segundo Frei Mário Sérgio, o mundo urbano vai além de um espaço geográfico, é uma mentalidade, um modo de enxergar o mundo e que hoje está presente também na zona rural. “Quando falamos em mundo urbano temos que lidar com questões como a pluralidade de ideias, de formas de viver, o pluralismo religioso, as inovações da tecnologia, o desafio do indiferentismo, que não estamos mais em uma cristandade. Mas ao mesmo tempo precisamos ter a certeza que Deus habita a cidade e deve ser anunciado também aí”, disse.

“Um dos grandes desafios da modernidade foi a retirada dos valores transcendentes, religiosos, do centro da sociedade. Hoje a sociedade é marcadamente materialista, e por causa disso individualista”, refletiu o Frei. “O problema é que isso deixa um grande vazio de valores, de sentido, nas pessoas, uma grande solidão, sobretudo nas cidades. O mundo tem a sociologia, a filosofia, a psicologia, etc. Mas nenhuma dessas disciplinas responde plenamente o vazio de sentido que as pessoas experimentam. Esse é nosso papel, enquanto cristãos. Isso só nós podemos levar”, acrescentou.

A assembleia contou com momentos de formação, palestras, bate papo, reflexões e dinâmicas em grupos, além de momentos de Espiritualidade e a celebração cotidiana da Santa Missa.

Nosso Bispo diocesano esteve presente em todo o encontro e avaliou de forma positiva a assembleia. Ao final, todas as paróquias receberam exemplares do Plano Diocesano de Pastoral para os anos de 2020-2022. “É a partir desse plano, em sinodalidade, caminhando juntos, que podemos evangelizar este desafiante mundo urbano”, disse Dom Beto.