Notícias da Diocese › 26/07/2020

Pastoral da Catequese em Juazeiro utiliza internet para “educar na fé” durante a pandemia

A Pastoral da Catequese de várias Paróquias da cidade de Juazeiro resolveu utilizar a internet para driblar o coronavírus e continuar a “educar na fé” durante a pandemia. Por conta do isolamento social, desde março os encontros presenciais tiveram que ser interrompidos. Mas com criatividade e muito carinho, os catequistas estão encontrando novas maneiras de evangelizar os pequeninos, os jovens e até os adultos.

Os meios de comunicação, especialmente as redes sociais, têm sido os principais aliados nessa missão. “A coordenação de catequese diocesana e  as coordenações das paróquias estão empenhadas em ajudar as famílias, os catequizandos e as catequistas a viver o que tem sido proposto pela Diocese nesse tempo, como participar das missas transmitidas pelas redes sociais, utilizar o subsídio elaborado para a Páscoa, campanhas solidárias de alimentos,  lives solidárias e formativas. Além disso as paróquias têm buscado formas de se fazerem próximas dos catequizandos”, explicou a Coordenadora da Catequese Diocesana, Maria do Carmo Rodrigues (Carminha).

Entra as paróquias que já iniciaram esse tipo de trabalho, estão as Paróquias N. Sra. Das Grotas (Catedral), Santa Teresinha, São Cosme e São Damião, Santo Afonso, Setor Pastoral Santa Teresinha (Carnaíba) e outras.

A Paróquia N. Sra. das Grotas, por exemplo, está desenvolvendo a experiência da Evangelização online, sugerindo atividades que os catequisandos devem fazer em casa com as famílias e depois compartilhar por grupos de aplicativos de mensagens. Entre as atividades, já ocorreram o terço em família, vias sacras e a ornamentação da casa nos tempos fortes como a Páscoa.

A catequista Lenice Carvalho, da Comunidade São Pedro, narra assim sua experiência: “Resolvi dar uma assistência aos catequisandos e suas famílias através do grupo de Whatsapp. Nossa turma é formada por 15 crianças e todos os pais fazem partem do grupo. Em abril vivenciamos a Semana Santa. Em maio foi lembrado o nosso glorioso São José,  Maria, nossa mãe, a prática da oração do terço e foi enviado um pequeno filme de Nossa Senhora de Fátima. Sempre com incentivos a família para ver juntos e comentar”, disse.

Na Paróquia Santa Teresinha não foi diferente. “Nós catequistas no primeiro momento nos sentimos de mãos amarradas e sem rumo, mas o Senhor acalma a tempestade pois ele sempre está no nosso barco e as ideias foram se concretizando”, disse Demóstenes Aerton, coordenador da catequese paroquial. “Trabalhamos com mensagens, vídeos, podcast, quiz e desafios onde muitos momentos foram registrados: via sacra em família, oração do terço online, pinturas, poemas para celebrar o mês mariano, tapetes de Corpus Christi, o São João também não foi esquecido, assim como a interação com as missas online celebradas pelo pároco Pe. Antônio”.

Na Paróquia São Cosme e São Damião, depois de algum tempo sem contato direto com os catequizandos, os encontros foram retomados através de aplicativos de videoconferência (Zoom e Google Meet). As atividades começaram com os jovens do Crisma, através de iniciativa da catequista Telma, e logo depois com as crianças que se preparam para a Primeira Comunhão ou que estão na Perseverança. Também já foram realizadas reuniões com pais e mães usando a mesma ferramenta.

“Tentando dar continuidade às atividades da catequese, resolvemos usar a tecnologia a nosso favor e promover encontros semanais. Convocamos primeiro os pais dos catequizandos para uma reunião. E a resposta deles foi imensamente positiva”, explicou a catequista Ronayde, da Paróquia São Cosme e São Damião. “Já fizemos muitas coisas, como o estudo bíblico de Páscoa oferecido pela Diocese, e a realização de encontros sobre os santos juninos. Destacamos a participação dos pais nos encontros, o que nos anima muito. É a família reunida buscando crescer na fé”.

Entretanto, um grande desafio para muitas comunidades ainda tem sido a desigualdade social, que não permite a muitas crianças a ter acesso ao aparelho celular, de forma a participar das atividades. “É o que nos abate um pouco, ver tantos sem internet, sem celulares, e nós ficamos de mãos atadas diante da desigualdade onde uns tem tudo e milhares não tem nada. Somos cientes que não atingimos o total da nossa paróquia, contudo o pouco quando é feito com amor e dedicação nos dá a certeza da colheita dos frutos dessa linda jornada catequética”, explicou Demóstenes, da Paróquia Santa Teresinha.

Pascom diocesana