Notícias da Diocese › 28/05/2019

Setor Pastoral de Carnaíba do Sertão celebrou sua padroeira neste domingo (26)

Liturgicamente a Padroeira das Missões é celebrada a 1º de Outubro. Mas no distrito de Carnaíba do Sertão, no interior de Juazeiro, a jovem e querida Sta. Teresinha do Menino Jesus tem mais um dia que é só dela. O Setor Pastoral que é sediado nesta comunidade celebrou no último domingo (26) sua padroeira em uma festa marcada pela beleza, alegria e devoção.

A programação da festa contou com procissão e a Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis e concelebrada pelo administrador do Setor Pastoral de Carnaíba, Pe. Walterson Vargas, e pelo Pe. José Potter, que trabalhou muitos anos nesta rede de comunidades.

Segundo Dom Beto Breis, foi “uma festa bonita, muito bem preparada, marcada pela alegria e pela devoção à jovem Santa Teresinha”. Em postagem feita em uma rede social, Dom Beto ainda relacionou a festa deste domingo a uma promessa feita pela santa quando estava em vida: “Lá do Céu, farei chover uma chuva de rosas”. Assim foi também em Carnaíba.

Alguns podem se perguntar: por que em Carnaíba Santa Teresinha é celebrada a 26 de maio? Explicamos: foi no final de maio de 1927 que uma bela imagem da religiosa carmelita vinda da França chegou de trem naquela comunidade. Na ocasião, a primeira festa foi realizada. E a tradição persiste até hoje.

O Distrito também foi marcado pela construção, naquele mesmo período, de um sanatório para tratamento de tuberculosos. O edifício abriga hoje o Centro de Treinamento de Líderes (CTL) da nossa Diocese.

Fotos: Pascom Carnaíba do Sertão