Notícias da Diocese › 28/01/2019

Seminário da PJMP a nível de Regional NE3 (Bahia e Sergipe) é realizado em Casa Nova/BA

A Diocese de Juazeiro sediou desde a última quinta-feira (24) até este domingo (27) o Seminário Regional NE3 da PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular. O encontro aconteceu na cidade de Casa Nova, a 67 quilômetros de Juazeiro, reunindo cerca de duzentos jovens de várias dioceses do estado (estavam representadas as dioceses de Ruy Barbosa, Juazeiro, Bonfim e Bom Jesus da Lapa). O encontro teve como tema “Água e profecias: as margens do São Francisco gerando vidas”.

O Seminário teve uma programação variada com oficinas e plenárias sobre diversos temas que impactam a sociedade e principalmente nossa juventude, com o suicídio, por exemplo. O tema central contou com a assessoria de Roberto Malvezzi (Gogó), que falou sobre a necessidade da luta pela preservação do Rio São Francisco, a importância da terra e das águas e os desafios dos tempos atuais para os jovens.

Os encontristas escreveram ainda uma nota de solidariedade endereçada aos atingidos pelo desastre humano e ambiental em Brumadinho/MG, ressaltando a importância pela luta em defesa da terra, das águas e das populações perante os interesses de grupos econômicos e grandes multinacionais. Alguns jovens também foram a rádios locais para falar sobre o evento e convidar a comunidade de Casa Nova para participar dos momentos de debate e reflexão.

O Seminário foi aberto na quinta-feira (24) com a Missa de abertura, presidida pelo padre referencial para a PJMP na Diocese, Pe. Benedito Rosa, contando com a participação do Pe. Cícero Diego Monteiro, referencial para a juventude diocesana. Durante o encontro houve ainda oficinas de artesanato e noites culturais onde cada diocese pôde apresentar um pouco de sua cultura.

A jovem Leila Jurema, de Pilão Arcado, ressaltou que o seminário foi muito importante para se trabalhar nas bases. “Foram momentos maravilhosos, onde pudemos nos fortalecer, fazer novas amizades e também reencontrar as amizades feitas em outros momentos. Foi uma oportunidade também de fortalecer a espiritualidade e assim poder passar esse entusiasmo para os outros jovens dos nossos grupos, também para podermos resistir a todas as coisas que acontecem em nosso país e que atingem os jovens”, disse.

Texto: Pascom diocesana | Fotos: PJMP Nacional