Notícias da Diocese › 07/06/2018

Diocese de Juazeiro inicia a elaboração do seu novo Plano diocesano de Pastoral. E você é convidado a participar!

A Diocese de Juazeiro quer ouvir você. Isso mesmo! Quer ouvir sua paróquia, comunidade, pastoral ou movimento. É que já está a todo vapor a elaboração do nosso novo Plano diocesano de Pastoral. E nesse Plano todos são convidados a participar!
Em nosso Plano diocesano de Pastoral estarão as pistas e direcionamentos para toda a nossa ação pastoral e evangelizadora. Será ele que orientará a caminhada das nossas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos para que CAMINHEMOS JUNTOS, dando testemunho da unidade que Jesus pediu à sua Igreja: “que todos sejam UM… para que o mundo creia” (Jo 17,21).
Para a elaboração desse plano, a Diocese está distribuindo à todas as Paróquias, pastorais e movimentos o livreto intitulado “Por uma Igreja em saída”. Nesse subsídio refletiremos sobre as cinco “Urgências” que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos propõem para que sejamos uma Igreja em saída.

Após cada capítulo, algumas perguntas são apresentadas para que as comunidades, pastorais e movimentos possam enviar suas reflexões, opiniões e sugestões para que sejamos uma Igreja mais parecida com o que Jesus nos pediu.

Então, mãos à obra. Procure sua comunidade, pastoral e movimento, fale com seu pároco e vamos juntos participar da elaboração do nosso Plano diocesano de Pastoral! Se quiser você pode baixar o subsídio completo clicando aqui

***

O nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis escreveu uma mensagem explicando o objetivo do subsídio, lançado nessa semana. Confira abaixo:

Caros irmãos e irmãs diocesanos,

Paz e Bem!
Este é um primeiro subsídio para nos ajudar a refletir sobre nossa ação pastoral e evangelizadora em vista da elaboração do nosso PLANO DIOCESANO. Ele traz sínteses de alguns números das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019), documento dos bispos do Brasil que indica os elementos fundamentais para a animação da ação evangelizadora da Igreja em nosso país. As sínteses (resumos) tratam das URGÊNCIAS na ação evangelizadora “que precisam estar presentes nos processos de planejamento pastoral das Igrejas particulares e instituições eclesiais”.
Segundo certo dicionário, URGÊNCIA é “uma necessidade que requer solução imediata, urgente. Tem pressa”. Assim, os cinco elementos aqui apresentados nos desafiam e interpelam. Não podemos ficam estacionados numa pastoral de mera manutenção do que é feito! A realidade atual exige aquela rapidez e dinâmica de quem se entusiasma e alegra pelo Evangelho.
Mais do que ter um produto final – mais um documento diocesano – importa percorrer um caminho de avaliar e de pensar juntos (na sinodalidade) nosso ser Comunidade dos discípulos de Jesus neste sertão baiano e diante dos desafios e gritantes interpelações do tempo presente. Esse processo de construção a partir de nossa prática e das emergências da realidade já é em si algo densamente positivo e enriquecedor.
Agradecemos à equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral pelo resumo aqui apresentado e pelo serviço de animar esse processo que ora iniciamos. Que a Senhora das Grotas, Mãe do Filho de Deus feito nosso Irmão, interceda por nós e inspire nossa docilidade ao Espírito, verdadeiro protagonista da Missão da Igreja.
Pedimos que as respostas às perguntas que acompanham as urgências sejam entregues até o dia 08 de setembro deste ano, festa da Padroeira de nossa Igreja particular.
+ Dom Beto Breis, ofm