Notícias da Diocese › 07/11/2019

Diocese promove Seminário para buscar soluções para problemas sociais da região

A Diocese de Juazeiro promoveu na tarde desta quarta-feira (06) um Seminário sobre Políticas Públicas a fim de debater soluções para problemas sociais desta região do norte baiano. O Seminário foi realizado na Câmara de Vereadores de Juazeiro e reuniu representantes dos poderes executivo e legislativo da cidade de Juazeiro e outras cidades circunvizinhas, movimentos sociais e representantes das Paróquias, pastorais e movimentos da Diocese.

A abertura do encontro foi realizada pelo nosso Bispo, Dom Beto Breis. Em sua fala, Dom Beto ressaltou que o tema do Seminário foi motivado pela Campanha da Fraternidade 2019, que abordou as Políticas Públicas como caminho de construção de uma comunidade mais fraterna e justa.

Após a abertura, o professor da Univasf Adauton Siqueira abordou o tema das Políticas públicas e sua importância. A fala foi seguida pela apresentação de diversas problemáticas sociais da região que precisam ser alvo de políticas públicas: as lutas por territórios, a convivência com o Semi-Árido, a educação, a violência contra a mulher, o saneamento, a saúde e o Rio São Francisco.

Houve ainda um momento onde os participantes tiveram a oportunidade de falas ou fazer perguntas sobre os problemas tratados.

Segundo Marileide Lopes, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, o seminário foi muito frutuoso. “Não só discutimos problemas, mas buscamos encontrar soluções. Na área da saúde mesmo, que é uma preocupação nossa, conseguimos já o compromisso de um deputado presente para a compra de aparelhos importantes para a saúde na região”, comemorou Marileide.

De acordo com Ir. Elita Jonck, ao final do Seminário uma equipe foi designada para a elaboração de uma síntese dos debates.

Texto: Pascom diocesana