Vicentinos

Giovanni Batista Ribeiro

Tel.: (74) 9 8801-8572

giomp2002@yahoo.com.br

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização de âmbito internacional. Composta de leigos, fundada em Paris, em 1833, por um dos grandes defensores da promoção humana, Antonio Frederico Ozanam. Seus membros são pessoas como você, homens e mulheres, jovens e crianças; sem a menor distinção de riqueza ou de limitações, não importa qual seja a condição social, étnica ou nacional. Basta que se entendam sobre a mesma finalidade e compartilhem as experiências e a preocupação comum de servir os pobres.

Atuação Paroquial

Os vicentinos reúnem-se semanalmente em grupos chamados de Conferências. O número de membros ativos de uma Conferência não deve ser muito grande, cabendo recorrer a um desmembramento, quando tal fato ocorrer. Em nossa Paróquia existe uma Conferência.

Através de visitas semanais às casas das famílias assistidas, os membros da Conferência da Paróquia, confrades e consócias, monitoram a necessidade e o uso do auxílio material (sacola de alimentos, remédios, roupas, etc.) doados pelas comunidades e disponibilizados pelos vicentinos. A própria comunidade indica as famílias que necessitam de auxilio e as Conferência inicia, então a “sindicância” para avaliar as reais necessidade e fazer um atendimento emergencial até que se decida se a família será adotada na condição de assistida, e o que poderá ser feito pelo núcleo familiar.

O trabalho envolve todas as formas de ajuda através do contado individual para promover a dignidade e integridade do homem (principio fundamental da regra da SSVP). Mera benevolência não é suficiente. O vicentino deve ajudar o pobre a se emancipar do próprio empobrecimento.

As carências atuais vão muito além das necessidades básicas de alimentação, moradia e vestuário. Entender as necessidades de saúde, de noções básicas sobre hábitos de higiene e de alimentação equilibrada é fundamental para o trabalho vicentino.Mais do que nunca se faz necessário levar a esperança evangélica, a da Boa-Nova trazida por Jesus e difundida pelos cristãos: a salvação é para todos. Se as condições materiais e humanas dos assistidos são extremamente difíceis, mais complicada, normalmente, é a sua dimensão espiritual.

“A característica dos vicentinos é o contato pessoal, humano, com o pobre. Esse contato direto é o que mais se necessita hoje: saber sentar-se junto do pobre, escuta-lo e orienta-lo em sua aflição” (Dom Aloísio Lorscheider).

As conferências vicentinas formam parte de uma comunidade de fé que contempla o Cristo no rosto do pobre, executando um serviço concreto e prático, em coordenação e amizade uns com os outros.