Paróquia São José Operário

Pároco: Pe. José Benedito Rosa

prsaojosecn@gmail.com https://www.instagram.com/pascom_casanova/

Como chegar:

As terras que margeiam e servem de leito ao rio São Francisco (riacho de Casa Nova) eram ricas de cloreto de sódio, cujas minas foram descobertas no princípio do século XIX. No ponto de concluência do riacho de Casa Nova, a 25 léguas de Remanso, surge uma povoação, que tornou-se conhecida em virtude do progresso e do desenvolvimento comercial. Através da lei provincial de 03 de abril de 1873, o arraial de São José do Riacho de Casa Nova foi elevado à categoria de freguesia (paróquia), com o mesmo nome; e se desligando, portanto, da paróquia de Santo Antônio do Remanso do Pilão Arcado, a qual pertencia sua capela. A paróquia de São José conheceu seu primeiro vigário na pessoa do Padre Roberto José da Costa Cerqueira, nomeado a 10 de junho de 1874 (cf. Livro de Tombo da Paróquia S. José Operário de Casa Nova; Encyclopédia dos municípios brasileiros / 02 de junho de 1958).

Há 55 anos a paróquia, que tem como padroeiro São José, passou a adotar o título “São José Operário de Casa Nova”, ressaltando o valor do trabalhador e da trabalhadora e o exemplo do pai adotivo de Jesus no mundo do trabalho. No ano de 2013 a paróquia São José Operário está celebrando 140 anos. Este ano festivo tem como tema “140 anos de profetismo, missão e discipulado” e lema “Enviou-me para proclamar o ano da graça do Senhor” (cf. Lc 4,18-19).