Paróquia São Cosme e São Damião

Pároco:  Pe. Bruno Lima Ribeiro

Telefone: (74) 9 9806-7376 - Telefone e Whatsapp da Secretaria Paroquial

Como chegar:

A 1ª capelinha de São Cosme e São Damião foi construída por volta de 1957. Antes disso, o terreno onde hoje fica a matriz do Cosminho era uma espécie de chácara onde havia um terreiro de candomblé. A chácara pertencia a uma senhora chamada Dona Malú – que após um sonho decidiu doar seu terreno à Igreja. Foi o que fez, cedendo o terreno à paróquia de Juazeiro. Ela, juntamente com a família, construiu então a capela e fez um pedido: que a igrejinha fosse dedicada aos santos Cosme e Damião. Assim foi feito. Após a criação da Diocese, em 1962, e a chegada de Dom Tomás Murphy, começam as primeiras reuniões com as famílias do bairro Alagadiço, entre elas a família Matos, que por vários anos ficou a frente da comunidade. O primeiro grupo a se formar no local foi a Legião de Maria, fundada ali pela religiosa Ir. Antônia. Em 1971, o Cosminho recebe seu primeiro padre: Monsenhor Nestor Dias Lima. Inicialmente, ele atendia apenas a capela. A partir daí foi construído um salão para eventos (onde hoje funciona a igreja) e uma quadra de esportes para os jovens. Em 1976, Dom José Rodrigues oficializa a criação da Paróquia de São Cosme e São Damião, integrando também a capela de Sta. Maria Goretti (inaugurada em 1955) e, depois, a capela de São José, no Alto da Maravilha. Com a morte de Mons. Nestor a paróquia ficará vários anos sem a presença de um padre residente. Ajudaram a paróquia neste tempo os padres Renivaldo e, depois, Pe. Amâncio que era pároco da Catedral, mas vinha celebrar no Cosminho uma vez por mês. Somente em 2001 a paróquia ganha seu segundo padre residente: o jovem Pe. Gilvan Régio. Foi um tempo de reestruturação da paróquia, que, pela falta de padre, tinha diminuído suas atividades. Foram criadas pastorais, movimentos, grupos, especialmente foi incentivado o trabalho com jovens e casais. Todas as igrejas foram reformadas e a administração reorganizada, com a criação de conselhos comunitários. Também na época de Pe. Gilvan a paróquia volta a ter a celebração da Missa diária (que acontecia na época de Mons. Nestor), renovando a vida de fé da comunidade. Em 2006, Pe. Gilvan é transferido e chega ao Cosminho seu novo pároco: o indiano Padre José Filipe Pulpayil. Cheio de ideias, Padre Filipe, com seu jeito próprio, deu continuidade ao trabalho da paróquia, reforçando a espiritualidade e o compromisso social. Com ele surgiram diversos trabalhos: Escola de música, aula de computação, eventos de evangelização, especialmente a Caminhada pela Paz, que envolveu toda a cidade até ser assumida como evento diocesano. Em 2023, já sob o pastoreio de Dom Beto Breis (4º Bispo da Diocese), a Paróquia São Cosme e São Damião recebe também seu 4º pároco, o Pe. Bruno Lima. Sacerdote jovem, assumindo sua primeira missão como pároco, Pe. Bruno tem se destacado pela organização, amor à Liturgia e na busca de trazer novas forças vivas para o serviço das pastorais e movimentos da nossa Paróquia.