Notícias da Diocese › 18/11/2019

Assembleia Diocesana em Carnaíba aprova Plano Diocesano de Pastoral para 2020-2022

Padres, religiosas/os e lideranças leigas da nossa Diocese estiveram reunidos, juntamente com nosso Bispo diocesano, Dom Beto Breis, nos últimos dias 14 a 16 de novembro, para a Assembleia Diocesana de Pastoral 2019. O encontro foi um “momento privilegiado de discernimento”, onde foi aprovado o Plano Diocesano de Pastoral que regerá as atividades da nossa Igreja diocesana nos próximos três anos.

A Assembleia iniciou-se na tarde da última quinta-feira (14) no CTL – Centro de Treinamento de Líderes de Carnaíba, com a oração inicial. Logo após, houve apresentação dos participantes e uma plenária, onde Roberto Malvezzi (Gogó) pôde contar sua experiência de participação no Sínodo da Amazônia, em Roma, e suas implicações para a Igreja como um todo.

Segundo Gogó, o Sínodo trouxe reflexões importantes sobre a evangelização no respeito às culturas locais, a importância da escuta do povo de Deus e do clamor dos pobres e da criação. “O sínodo realmente deu voz à população da Amazônia. O papa quis realmente escutar o povo. E isso traz um grande ensinamento para nossa forma de evangelizar”, disse.

Na sexta-feira (15), os participantes da Assembleia iniciaram a avaliação e debate do texto do Plano Diocesano de Pastoral para 2020-2022. Antes, nosso Bispo Dom Beto fez uma apresentação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil com seus quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Logo após, em grupos, a Assembleia avaliou ponto a ponto o texto do Plano diocesano e, na parte da tarde, sugeriu melhorias na redação. “Esse texto é importante porque norteará a vida pastoral da nossa Diocese nos próximos anos”, ressaltou Pe. José Erimatéia, coordenador de Pastoral da nossa Diocese.

O Plano está articulado nos quatro pilares apresentados pela CNBB para a Igreja no Brasil: Palavra (iniciativas de formação e iniciação cristã), Pão (liturgia e espiritualidade), Caridade (iniciativas sociais) e Missão (evangelização).

No último capítulo, o texto ainda traz as ações que nortearão nossa Diocese em vista da celebração dos seus 60 anos, em 2022. Assim, ficou definido que, em nossa Igreja Local, 2020 será o Ano da Palavra, 2021 o ano do Pão e 2022 o Ano da Caridade e da Missão, quando celebraremos nosso Jubileu de Diamante.

Texto e fotos: Pascom diocesana