Notícias da Diocese › 27/08/2018

Congresso Diocesano do Laicato celebra missão dos leigos/as

A Diocese de Juazeiro realizou no domingo, 19 de agosto, o Congresso Diocesano de Laicato, com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘igreja em saída’, a serviço do reino”. O evento contou com a presença da Presidente do Conselho de Leigos do Regional NE3, Wilma Almeida, o representante da Comissão Arquidiocesana para o Ano do Laicato da Arquidiocese de São Salvador, Carlos Roberto Sarmento, o Bispo Diocesano, Dom Carlos Alberto Breis, assim como Padres e Religiosas que atuam na Diocese.

O intuito do Congresso era reunir leigos e leigas para discutir a importância de uma “Igreja em saída” e incentivá-los a abraçar essa missão. Para tanto foram realizadas oficinas com temas como: “Igreja em estado permanente de missão”, “A formação do laicato”, “Igreja a serviço da vida plena de todos”, entre outros. A programação oportunizou também momentos de socialização das oficinas, testemunhos e oração. Segundo a organização do evento, mais de dois mil participantes puderam conhecer, através de estandes, os trabalhos realizados pelas pastorais, movimentos e grupos existentes na Diocese de Juazeiro.

Dom Beto Breis destaca que a palavra congresso tem o mesmo sentido de sínodo que querem dizer “caminhar juntos” e que, ao contrário do sentido negativo que é dado a palavra leigo (“aquele que é ignorante em algo”), para a Igreja, leigo significa povo de Deus. “Leigos não são cristãos de segunda categoria ou de segunda instância, mas ao contrário, são chamados a serem de plena cidadania na Igreja, de plena participação na vida da igreja e também nas suas decisões”, diz.

Texto: Taiza Felisberto (Pascom Sto. Antônio)