Notícias da Diocese › 10/07/2018

65ª Missa do Vaqueiro de Curaçá: uma celebração à fé e cultura nordestinas

Centenas de vaqueiros montados em seus cavalos tomaram a Praça do Teatro Raul Coelho, no centro de Curaçá, na manhã do último domingo (08) para celebrar a 65ª Missa do Vaqueiro, coroação da Festa já considerada Patrimônio cultural imaterial da Bahia. A Eucaristia foi presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis e concelebrada pelo arcebispo de Florianópolis/SC Dom Wilson Jönck (que visitava a região pelo aniversário de 50 anos de vida religiosa de sua irmã, Ir. Elita Jönck) e pelo pároco de Curaçá, Pe. João Sena.

Em sua homilia, Dom Beto falou sobre o mistério da Encarnação, ressaltando que Cristo assumiu em tudo a nossa humanidade. “Fazendo-se homem como nós, Cristo nos ensinou que tudo aquilo que é humano, também a cultura do nosso povo, é também lugar da manifestação de Deus que vem ao nosso encontro”, disse.

A celebração, animada com cantos e toadas que faziam alusão à vida e labuta dos vaqueiros, levou à emoção muitos dos participantes. De idosos à crianças, homens e mulheres, todos ali louvavam a Deus pela luta dos nordestinos, pela força do sertanejo, e pediam por dias melhores para a região e para o nosso país.

Confira mais fotos em nossa página no facebook.

Texto e fotos: Mirrail Menezes (Pascom diocesana)