Paróquia São José

Pe. Claudimiro Alves do Nascimento

Tel. (74) 3537-2886 / 9 9952-9854

claudimiro23@hotmail.com

O nome Sento-Sé tem sua origem de uma tribo indígena chamada Centoce. Estes índios foram os primeiros habitantes da região. Em seguida chegaram os portugueses, plantando lavouras de cana-de-açúcar e edificando engenhos. Em 1719 foi construída uma capela dedicada a São José da Barra, e em 1752 chega o primeiro vigário: o Pe. Domingo Alves de Souza. Atualmente, O Pároco é Pe. João Borges Santos Filho e o Pároco Solidário é Pe. Marcos C. Tillia.
Sento-Sé possui cerca de 38.000 habitantes, divididos entre a sede e o interior.
A Paróquia de São José em Sento-Sé – BA, é uma das mais antigas do Brasil. Conforme Estudos do Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana e do Historiador Pe. José Antonio Bertolin, OSJ; a Paróquia de São José em Sento-Sé foi CRIADA em 17 de agosto de 1741, conforme citação no livro Tombo da Arquidiocese de São Salvador – BA; folha 179. No livro de Estudos Josefinos Nº 01, do Centro de Estudos Josefino-Marelliano, pagina 10 está escrito: “Entretanto, na primeira metade do século, surgiram consideráveis Igrejas dedicadas a São José. Na Bahia em 1741 criou-se a Paróquia de São José do Cento-Sé” (Citação fl 179).
Temos 82 comunidades. Tradições: Além das festas dos padroeiros das comunidades, temos Congados (em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, na sede); São Gonçalo; Festa de Reis; Marujadas em diversas comunidades; Romarias, sendo a mais importante a de São Lourenço no Brejinho; comunidades visitam outras comunidades por ocasião da festa dos Padroeiros; etc.
Pastorais e Grupos existes: Catequese; RCC; Legião de Maria; Dizimo; Pastoral Vocacional; Apostolado da Oração; Pastoral da Juventude – PJMP e Jovens da RCC; Coroinhas; Ministros da Comunhão Eucarística; Coral Voz Alternativa; Pastoral da Criança; Pastoral da Família; Grupo Proclamares; Infância Missionaria; Pastoral da Pessoa Idosa; Terço da Misericórdia; CEB`s; Mãe Rainha; Liturgia; Terço dos Homens.