Paróquia São João Batista

Pároco: Pe. Josemar Mota da Silva

paroquiadeuaua@hotmail.com https://www.instagram.com/paroquiauaua/

Como chegar:

A Paróquia de Uauá foi criada no dia 24 de maio de 1923, por decreto do Arcebispo Dom Jerônimo Tomé de Sousa, sendo nomeado o primeiro pároco, Pe. João do Prado Sacramento. Nesta mesma data, São João Batista seria elevado Padroeiro de Uauá, dando origem às tradicionais festas juninas na cidade. Em 1971 foi fundada a Diocese de Nossa Senhora de Fátima em Paulo Afonso/BA, na qual Dom Jackson Berenguer Prado foi o 1º Bispo e Uauá se desmembra da Diocese de Senhor do Bonfim passando a pertencer juridicamente a Diocese de Paulo Afonso. Depois de trinta e três anos pertencendo a Diocese de Paulo Afonso, A paróquia de Uauá passa a pertencer a Diocese de Juazeiro, após aprovação do Conselho Presbiteral das Dioceses.
A igreja matriz de Uauá esta localizada na Praça São João Batista no centro da cidade. Por aqui passaram vários padres entre eles o Pe. João do Prado Sacramento, Pe. Maximiliano Miguel Focks, Pe. Jayme de Oliveira Santos, Pe. Gregório Michels, Pe. José Vicente S.J., Pe. Jorge Fetsch, Pe. Moisés Rocha de Oliveira, que assumiu em 2002 a 2007, em seguida assume o missionário espanhol, Pe. Carlos Lorenzo Palacios Moral, até 2011, sendo sucedido pelo Pe.Valdeijanio, juntamente com o diácono Isael Brito. Em seguida no dia 17 de março de 2012, passa a assumir a Paróquia, o Pe. José Erimatéia de Oliveira, atual pároco. A Paróquia conta atualmente com oito pastorais, cinco movimentos e 54 comunidades.