Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito

Major Torres, 01 – Centro - 48930-000 - Curaçá/BA

Pároco: Fr. Valdevan Correia de Barros, OFMConv

Telefone: (74) 3531-1159/ 9 9901-3461 (Vivo)/ 98842-9011 (Oi)

paroquiabomjesusesaobenedito@gmail.com https://www.instagram.com/paroquiacuraca/

Pároco

Fr. Valdevan Correia de Barros, OFMConv

Tel.: (74) 9 9813-0286

E-mail: valdevancorreia@hotmail.com

Vigários paroquiais:

Fr. Josimar de Oliveira Barros, OFMConv

Tel.: (12) 9 9642-3367

E-mail: freijosimaroliveira@gmail.com

Fr. Júlio César G. da Costa, OFMConv (Guardião)

Tel: (74) 9 9917-5035

E-mail: frjcesar@gmail.com

O atual Município de Curaçá tem sua origem em épocas imemoriais, com o aparecimento, diz a lenda, de uma imagem de Santo Antônio no lugar denominado Pambu, à margem direita do Rio São Francisco, num vale pitoresco. Esta imagem foi encontrada por portugueses que viviam na aldeia de Canabrava. Para registrar o fato, edificaram uma belíssima igreja no local do aparecimento, tido como milagroso. A partir daí começou o aldeamento de Pambu.
Nas proximidades desse local, em 1819, foi construída uma capela em honra do Senhor Bom Jesus da Boa Morte, no porto de Capim Grosso. Ao redor desta igreja, no decorrer dos tempos, foram agrupando-se algumas habitações. Sendo elevada a freguesia (paróquia) pela Lei nº 488 de 06 de junho de 1853, com a transferência para sede da freguesia da Vila de Santo Antônio do Pambu, em virtude, da intransitabilidade dos portos. O Município de Curaçá possui atualmente cerca de 35 mil habitantes.
Bom Jesus é o padroeiro e São Benedito co-padroeiro. Comemora-se seus festejos em dezembro. A novena acontece entre os dias 23 a 30 de dezembro. No último dia ocorre o tradicional hasteamento da bandeira de São Benedito. Já ao longo do dia 31 de dezembro, os marujos  participam da Missa e fazem sua apresentações, inclusive com seus com Rei e Rainha.
A Paróquia é composta por 86 Comunidades no interior. Na cidade há 3 Comunidades, além da matriz. Entre as pastorais e movimentos elencam-se a catequética, a litúrgica, a do dízimo, a familiar, a da Criança, a carcerária, grupos de jovens, encontro de casais, terço dos homens, legião de Maria, Mãe Rainha…