Diocese de Juazeiro

Notícias da Diocese › 17/03/2019

Comunicadores de nove cidades do norte baiano participam de Encontro Diocesano de Comunicação em Juazeiro

Mais de 50 comunicadores vindos das nove cidades que compõem a nossa Diocese estiveram reunidos neste sábado (16) para um dia de encontro sobre a missão de comunicar o Evangelho através das Mídias sociais. O Endicom – Encontro Diocesano de Comunicação – aconteceu no Auditório da Escola Recanto do Pequeno Príncipe, das 8h às 17h, contando com momentos de formação sobre Redes sociais, Painel de Experiências, espiritualidade e articulação do trabalho da Pascom na Diocese.

O Endicom foi assessorado pelo Publicitário especialista em Mídias Digitais Gabriel Moraes e contou pela primeira vez com o Painel de Experiências. No Painel foram apresentadas duas experiências positivas de comunicação eclesial e popular em nossa região: a Webrádio RC Católica, criada na Comunidade São João Batista de Poços, interior de Campo Formoso/BA, e o Carrapicho Virtual, jovens comunicadores da Comunidade do Salitre, interior de Juazeiro, que trabalham na perspectiva da Educomunicação.

O Encontro começou com uma palavra de acolhida do nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis que ressaltou a importância de estarmos nas redes sociais levando uma nova proposta de comunicação, marcada pelo Evangelho. “Nossa missão é transmitir uma mensagem, por isso é importante não só fazer fotos, mas conjugar a imagem com a força da Palavra”, ressaltou Dom Beto.

Em sua assessoria, Gabriel Moraes falou que as redes sociais podem potencializar o alcance da mensagem que é proferida em nossas comunidades, mas ao mesmo tempo a importância de humanizar as relações através das redes. “Não devemos ser panfleteiros virtuais. Não vamos evangelizar ninguém somente pondo cartazes dos nossos eventos nas redes. Devemos colocar as vidas das nossas comunidades, aquilo que acontece em cada Paróquia, comunidade, Pastoral ou Movimento. É a vida cristã vivida realmente e com alegria que comunica, engaja, atrai o coração do homem”.

No primeiro momento do Painel de Experiências, o jovem Messias Machado, criador e diretor da Webrádio RC Católica (rccatolica.com), criada na Comunidade de Poços, interior de Campo Formoso, falou dos desafios que enfrentou para realizar o sonho de se criar uma rádio católica na região.

“Tivemos que ouvir muitas críticas, insultos, pessoas que diziam que não ia dar certo. Também tivemos que lidar com nossos próprios erros. Mas buscamos nunca desistir, confiando que se o projeto vinha de Deus ele ia dar certo. Hoje graças a Deus já podemos dizer que somos um Sistema de Comunicação”, contou Messias Machado, emocionando a muitos com sua história de persistência e superação. Hoje a Webrádio RC Católica funciona com uma equipe de dez voluntários e se mantém com a ajuda de apoiadores e patrocínios.

Na parte da tarde, foi a vez de apresentarem-se os jovens comunicadores do Carrapicho Virtual, da Comunidade do Salitre, interior de Juazeiro. O grupo foi criado a partir do trabalho de conclusão de curso da jornalista salitreira Érica Daiane. A primeira iniciativa foi a elaboração de um jornal local com os jovens da comunidade. Com a chegada da internet e do smartphone, o grupo migrou para a internet e hoje recebe o reconhecimento de Universidades locais (motivando inclusive uma dissertação de mestrado em educomunicação) e entidades como IRPAA.

“Nós fazemos tudo apenas com o celular. Gravamos vídeos, tiramos fotos, editamos e criamos textos. Contamos ainda com o apoio e a solidariedade dos moradores do Salitre que reconhecem nosso trabalho e nos cedem até a internet de suas casas quando precisamos fazer postagens. O celular na mão de um jovem que quer mudar o mundo pode ser uma grande arma para o bem”, disse uma das jovens integrantes do projeto.

O Endicom foi encerrado por volta das 17h, com um momento de oração final, onde todos os participantes voltaram ainda mais animados para suas paróquias a fim de levar adiante a missão de Evangelizar pela comunicação.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.